ARGAN. Giulio Carlo. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução: Federico Carotti e Denise Bottmann. 6 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BAYER, Raymond. História da Estética. Tradução José Saramago. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
BAZIN, Germain. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção. Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRITO, Ronaldo. O Moderno e o Contemporâneo (o novo e o outro novo). In: BRITO, Ronaldo; LIMA, Sueli de (org.). Experiência Crítica. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2005.
BISHOP, Claire. “Antagonismo e estética relacional”. In: Revista Tatuí. Nº 12, outubro de 2011.
CALINESCU, Matei. As 5 faces da modernidade: modernismo, vanguarda, decadência, kitsch e pós-modernismo. Trad.: Jorge Teles de Menzes. Lisboa: Veja, 1999.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.
CHIPP, H.B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes,1988.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Ed.Perspectiva, col. Debates, 1975.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de Artistas, Anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. O retorno do real. In: O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
HAUSER, Arnold. Teorias da arte. Lisboa: Presença, 1988.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In: Arte & ensaios nº 17. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ, 2008, PP.128-137.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. In: Arte & Ensaios, n.17. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Artes visuais/EBA. UFRJ, 2008.
MAMMI, Lorenzo. O que resta: Arte e Crítica de Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco. A ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
OSBORNE, Harold. A apreciação da arte. São Paulo: Cultrix, 1988.
PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e Escolástica. Sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média. Tradução de Wolf Hörnke. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
PEDROSA, Mário. Arte ambiental, Arte Pós-Moderna, Hélio Oiticica. In: Luciano Figueiredo, Lygia Pape, Waly Salomão (org.) Aspiro ao Grande Labirinto/ Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo:
Martins Fontes, 2012.
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
SANTAELLA, Lucia. As artes do corpo biocibernético. In: Domingues, Diana (Org.) A Arte no século XXI. São Paulo: Unesp, 2003.
WÖLLFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. Tradução João Azenha Jr. 4 ed. São Paulo: Martins Editora, 2015.