Conhecimento Emergente

ARTE, MODA E PENSAMENTO NEGRO: CONFLUÊNCIAS POSSÍVEIS

Sobre o curso

O curso parte do conceito de confluência, desenvolvido pelo pensador e poeta quilombola Antônio Bispo dos Santos (1959–2023), para investigar as experiências recentes — no Brasil e no exterior — que materializam diálogos entre moda, arte e identidades.

O que você vai aprender:

O curso tem como objetivo identificar e analisar intervenções no campo da moda que possam balizar caminhos criativos tanto para pessoas pesquisadoras interessadas em desenvolver estudos acadêmicos, quanto para artistas e fazedores de arte-moda.

program_tbl image 433

Conhecimento Emergente

ARTE, MODA E PENSAMENTO NEGRO: CONFLUÊNCIAS POSSÍVEIS

R$496,00 (parcela única)

RECURSOS

Computador ou dispositivo com acesso à internet estável para assistir as aulas.

Este curso é indicado para:

Curso voltado para pessoas interessadas em arte, moda e pensamento crítico.

Dinâmica:

Com duração de quatro encontros, o curso alia a investigação de exposições e desfiles à leitura crítica de obras de arte e textos.

Encontro 1:
Moda, Indumentária e a gramática de dominação
Modos de vestir e as confluências estéticas e artísticas
Por uma metodologia de pesquisa

Encontro 2:
O Atlântico Negro: a arte escrita no corpo
A escravização e o tecido como invenção de si
Os exemplos que vêm de fora: as exposições internacionais
Os cabelos de Lélia:a beleza negra como engendro de cidadania

Encontro 3:
Fios e tramas na Arte Contemporânea:
Maria Auxiliadora da Silva, Valda Costa, Gê Viana, May May Agontinmé e Maxwell Alexandre

Encontro 4:
Grifes, pesquisas e re-existências: entre as construções individuais e o criar coletivo

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Rosemeri Conceição

    Doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2022 foi premiada com bolsa integral para apresentar sua tese no The Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African African American Research (ALARI) da Universidade de Harvard. Trabalhou como curadora de duas missões fotográficas do livro Urbegrafia: um mosaico visual do rio - 1ed.(2023). Foi pesquisadora do MASP através do edital de bolsa-pesquisa, abordando a estética de Cândido Portinari, e integrante da Residência Territórios Curatoriais do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) de 2023. Em 2024, compôs o grupo de brasileiras/os selecionados para o MINON 2024 que, na Catania/Itália, discutiram os rumos da Museologia Social. Atualmente é pesquisadora, docente e curadora em estudos sobre raça, representação, estéticas, feminismo negro e práticas decoloniais em museus. 

Referências

CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senac, 2008.

CRANE, Diana. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. Maria Lucia Bueno (org.). Tradução de Camila Fialho, Carlos Szlak, Renata S. Laureano. São Paulo: Editora Senac, 2011.

MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem. A Produção da Fotografia e o Controle dos Códigos de Representação Social da Classe Dominante, no Rio de Janeiro, na Primeira Metade do Século XX. Rio de Janeiro, 1990.

TULLOCH, Carol. The Birth of Cool: Style Narratives of the African Diaspora. London and New York: Bloomsbury, 2016.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências. Uma história da indumentária (séculos XVII – XVIII). São Paulo: Senac, 2007.

Holanda, Paulo César Marques . A moda como categoria decolonial: Ações contemporâneas entre os povos originários no Brasil. In: Thomas Walter Dietz. (Org.).

Estudos da indumentária na América Latina contemporânea. 1ed.Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2023, v. , p. 19-

ALMEIDA MAIA, Brunno. Formas do tempo: as relações entre a moda e a arte. Fundação Bienal de São Paulo, 27 dez. 2024.

SANTOS, Heloisa ; MEDRADO, M. ; ROSA JUNIOR, J. D. ; COSTA, C. A. ; HERMES, C. C. F. Suleando a Moda: Perspectivas Decoloniais para Pensar a Produção do Vestuário e o Ensino de Moda no Brasil. In: Heloísa Helena de Oliveira Santos; Gabriela Souza Ribeiro; ; Flávio Sabrá;, André Dias; Carolina Carvalho. (Org.). Diálogos a partir da Baixada Fluminense: Design, Território, Identidade. 536ed.Rio de Janeiro: Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2021, v. 01, p. 256-275.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar