Sobre o curso
Voltado para artistas que já tenham trabalhos em andamento, o curso propõe a criação de um espaço de reflexão sobre os processos artísticos individuais de cada participante.
O título do curso faz referência aos labirintos mentais do processo de criação artística. Sabemos o quanto o trabalho solitário de ateliê pode ser angustiante, levando-nos muitas vezes a passagens difíceis e becos sem saída que revelam coisas que não se encaixam, fogem de contextualizações fáceis e que por isso mesmo formam e deformam a essência da poética de cada um.
Ao compartilharmos essas experiências com outros artistas, fios são desenrolados, atalhos são desvendados e caminhos se iluminam para descobrirmos, juntos, o que torna nossos processos únicos.
Os artistas do grupo serão provocados a irem na contramão do “normal” e filtrarem os ruídos de fora do ateliê, de acordo com as demandas de sua prática. Sem radicalismos, o objetivo das discussões não é incentivar o isolacionismo - muito pelo contrário, a ideia é criar estratégias que consigam ajudar cada participante a conseguir elaborar e permanecer fiel à sua poética, buscando formas pouco ortodoxas de sobrevivência no que comumente chamamos de “meio de arte.”