Sobre o curso
O curso apresenta um contexto teórico e apresentação de um conjunto de obras de mulheres artistas produzidas nos últimos dez anos. O enfoque é a produção em arte decolonial feminina e suas reflexões na perspectiva da decolonização.
O curso apresenta um contexto teórico e apresentação de um conjunto de obras de mulheres artistas produzidas nos últimos dez anos. O enfoque é a produção em arte decolonial feminina e suas reflexões na perspectiva da decolonização.
Em cada aula, vamos passar sucessivamente pela arte de terreiro, arte afro-brasileira, arte indígena e arte queer, reunindo grupos de 7 artistas mulheres por aula. Veremos a produção de cada uma para o entendimento da construção de suas linguagens e os conceitos dentro do grupo estipulado em cada aula, o que cada uma contribui para o debate sobre os terreiros, sobre a arte afro-brasileira, a arte indígena e arte de gênero. O curso mostra as artistas mulheres como detentoras da narrativa de decolonizar ou contra colonizar estruturas naturalizadas, domesticadas e coloniais que assolaram o país por séculos, percebendo essas artistas mulheres como uma comunidade feminina que contribui para decolonizar o nosso país, já que foram um dos grupos mais afetados pelo colonialismo e ainda pela atual colonialidade. Por fim, perceberemos o nível de ativismo que há na produção em artes de cada uma das artistas. Isso mostra a importância de realizarmos um estudo coletivo sobre o que temos visto nas exposições e eventos de arte dos últimos tempos para uma reflexão da contemporaneidade. Nesse contexto, teremos uma organização que distribui grupos de artistas mulheres em 4 ciclos e suas relações decoloniais nas suas produções.
Artistas e pessoas interessadas em artes; arte decolonial, arte de terreiro, arte afro-brasileira, arte indígena, arte queer, estudos pós-coloniais e perspectivismo decolonial.
Aulas expositivas, mostra de imagens e sons da produção artística de cada uma das artistas; debate com o grupo; acompanhamento de texto, imagens e som através de Power Point ou PDF e comentários.
CONDURU, Roberto. Pérolas Negras, Outras Voltas - experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Belo Horizonte: Relicário, 2024
FRANCISCO, Luanda. Kalunga mu Kizua — O Mar em tempo. Rio de Janeiro: tese de doutorado em artes, UFRJ, 2021.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.
LOPES, Nei. Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
PAIVA, Alessandra Simões. A Virada Decolonial na Arte Brasileira. Bauru/SP: editora Mireveja, 2022.
VERGES, Françoise. Decolonizar o Museu-programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu editora, 2023.