Pintura

PINTURA ENQUANTO EXPRESSÃO INDIVIDUAL

Sobre o curso

O curso de pintura tem como objetivo principal o desenvolvimento de linguagem artística a partir das múltiplas possibilidades técnicas e de suportes em pintura, considerando as pesquisas e os interesses de cada participante. As aulas contam com acompanhamento individual e partem da proposição de exercícios voltados à expansão dos processos criativos, ao desenvolvimento dos trabalhos e ao aprofundamento das investigações pessoais. 

O que você vai aprender:

Elementos fundamentais da pintura, questões da arte contemporânea, conceitos, referências e a sensibilidade como pontos de partida para a criação de trabalhos expressivos.

program_tbl image 400

Pintura

PINTURA ENQUANTO EXPRESSÃO INDIVIDUAL

R$ 496,00 por mês (quatro parcelas)

RECURSOS

Materiais de desenho e pintura em geral, podendo ser tela, papel canson, papel offset, tinta acrílica, grafite e nanquim, entre outros que poderão ser indicados ao longo do curso.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos, bem como para aquelas que já possuem trabalhos em andamento.

Dinâmica:

Serão propostos exercícios que incluem desenho de observação, experimentações com diferentes suportes e dinâmicas de grupo, com o objetivo de criar desafios que estimulem novas perspectivas e  para os participantes. Ao longo do curso, serão promovidas conversas sobre os trabalhos desenvolvidos em sala, bem como discussões sobre pintura e arte contemporânea, processos criativos, exposições em cartaz na cidade e filmes que abordam processos de pintura de outros artistas, de acordo com o andamento das aulas.

  • Ministrado por:

    Luiz Pizarro

    Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 1981 e 1983. Foi aluno de John Nicholson (1951), Luiz Ernesto (1955) e frequenta o ateliê livre de pintura de Luiz Aquila (1943). Em 1984, participou da exposição Como Vai Você, Geração 80? e no ano seguinte, da 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Integrou o Atelier da Lapa, entre 1984 e 1989, junto com os artistas Daniel Senise (1955), Angelo Venosa (1954) e João Magalhães (1945). Com eles (exceto Magalhães) e Maurício Bentes (1958 - 2003) e Celeida Tostes (1929 - 1995), dividiu o Casarão da Lapa, de 1989 a 1991, utilizando como ateliê e espaço de ensino. Entre 1986 e 1990 lecionou pintura e desenho na EAV Parque Lage, junto a Beatriz Milhazes (1960) e Daniel Senise. De 1990 a 1991, coordenou o projeto Galpão das Artes, direcionado à difusão da arte contemporânea, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ. Entre 1999 e 2005 desenvolveu projetos educativos para centros culturais e museus, como o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA e participa de exposições. Em 2006 recebe a Bolsa Icatu de Artes, para residência artística na Cité des Arts, em Paris. Atualmente é pintor e arte-educador, lecionando na EAV Parque Lage.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar