Pintura

AQUARELA COMO EXPERIMENTAÇÃO

Sobre o curso

O curso propõe a experimentação da linguagem da aquarela em diálogo com diversas técnicas e outros materiais, como pastel, lápis de cor, grafite, guache e nanquim, entre outras possibilidades tendo o papel como suporte e estimulando a investigação em formatos variados.

O que você vai aprender:

As aulas abordarão a aquarela associada a técnicas híbridas, estimulando a criação de uma linguagem individual. A partir de referências da História da Arte serão analisados trabalhos de artistas que exploraram pintura e desenho sobre papel.

A partir das referências, serão propostos exercícios que investigam espaço, composição, estrutura gráfica e pictórica. 

program_tbl image 341

Pintura

AQUARELA COMO EXPERIMENTAÇÃO

R$496,00 por mês

RECURSOS

Os participantes poderão trazer os materiais de aquarela que já possuam. Nas primeiras aulas serão apresentadas orientações sobre materiais complementares e opções adequadas para melhor aproveitamento das atividades.

Este curso é indicado para:

Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Os participantes serão estimulados a experimentar diferentes materiais e abordagens para produção e desenvolvimento de seus trabalhos.

  • Ministrado por:

    Alberto Kaplan

    Formado em Belas Artes pela UFRJ, com especialização em Linguagem das Artes pela USP (orientação de Ana Mae Barbosa). Realizou mostras no Brasil e exterior e é curador de várias exposições, como Aquarela Brasileira no RJ em 2001. Atuou como professor da Escola de Artes Visuais Parque Lage na chamada Geração 80 e da USP nos anos 90. Lecionou ainda na EBA UFRJ, UERJ, PUC-RJ, dentre outras. Proferiu inúmeras palestras sobre Arte em grandes empresas como Petrobras e BNDES.

Referências

Rosenthal, mark. Anselm Kiefer. Chicago: Prestel,1987

Fine E. ,ruth .John Marin.Washington; Library of Congress 1990

Ferreira , Glória. Crítica da Arte no Brasil - temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte,2006 Duarte, Paulo Sérgio. Anos 60, transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: campos Gerais, 1998

Diegues ,Isabel . Coelho, Frederico.Pintura Brasileira séc XXI. Rio de Janeiro: Cobogó , 2011

Llanos, José de Los. L'aquarelle, de Durer à Kandinsky. Paris: Editions Hazan ,1996

Kaplan, Alberto. Aquarela Brasileira. Rio de Janeiro: Light ,2001

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar