Pintura

IMERSÃO EM PINTURA

Sobre o curso

Curso prático que propõe uma imersão em pintura, combinando exercícios de pintura e desenho a partir de naturezas-mortas, colagens, pintura mural. As atividades incluem um breve momento teórico no início de cada encontro, além de aulas expositivas que apresentam pesquisas e referências de pintores contemporâneos.
A proposta é oferecer um ambiente intensivo de criação, explorando tanto práticas individuais quanto coletivas em mural.

23 janeiro a 25 janeiro
Sexta-feira, Sábado, Domingo - sexta: 14h30 às 17h30 / sábado e domingo: 10h às 17h30
Duração : Verão
Modalidade : Presencial

O que você vai aprender:

  • Exercícios de pintura e desenho a partir de diferentes propostas;

  • Estudos de natureza-morta, colagem e composição;

  • Prática de pintura mural em grupo e em escala ampliada;

  • Proposições individuais;

  • Questões da pintura como cor, forma, luz, gesto, escala;

  • Apresentação de pesquisas e obras de artistas contemporâneos para contextualização teórica.

program_tbl image 492

Pintura

IMERSÃO EM PINTURA

R$ 810 (pode ser pago em 2x)

RECURSOS

  • Papel A1 com gramatura superior a 240g;
  • Trinchas tamanhos: 1'', 2'' e 4'' (pode ter mais de uma de cada);
  • Pincel chato escolar tamanhos 4, 8 e 12;
  • Pincel de ponta;
  • Tintas guache nas cores: branco, preto, amarelo, azul, verde bandeira, magenta e vermelho (marcas sugeridas: talento ou giotto);
  • Tesoura; 
  • Estilete; 
  • Caixa de, ao menos, 12 cores de pastel oleoso; 
  • Fita Crepe.

Outras indicações de materiais serão repassadas no primeiro dia de aula.

Este curso é indicado para:

Não exige pré-requisitos.

Dinâmica:

A turma será dividida em grupos e pintará durante dois dias com atividades que envolvem exercícios individuais e propostas direcionadas.

  • Ministrado por:

    Pedro Varela

    Mistura referências literárias e da história da arte em pinturas e desenhos que remetem a um mundo tropical imaginário. Com um forte caráter de narrativas visuais, suas obras exploram a ideia do exótico frequentemente associada aos trópicos.

    Entre suas principais exposições destacam-se: "Enredado" - Pedro Varela e Carolina Ponte, Viborg Kunsthal, Dinamarca; “Trail with no end in sight”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico, 2019; “Tender Constructions” (com Carolina Ponte) na Cité Des Arts Paris, 2017; “Pedro Varela”, Zipper Galeria, São Paulo, 2016; “O grande tufo de ervas (Com Mauro Piva)”, Galeria do Lago – Museu da república, Rio de Janeiro, 2015; “Crônicas tropicais”, MDM Gallery, Paris, 2015; “Tropical”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico DF, 2014; “Dusk to dawn… Threads of infinity (com Carolina Ponte)”, Anima Gallery, Doha, Catar, 2014; “Pedro Varela”, Centre Culturel Jean-Cocteau, Les Lilas, 2014; “Pedro Varela”, Xippas, Montevideu, 2013; “Le Brésil Paysages”, Le Bon Marché Rive Gauche, Paris, 2013; “Tropical”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2012; “Paisagem Flutuante”, Centro cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; “Gigante por su propia naturaleza”, IVAN, Valencia, 201

  • Ministrado por:

    Bruno Miguel

    Licenciado pela EBA-UFRJ em artes plásticas e em pintura, fez inúmeros cursos na Escola de Artes Visuais Parque Lage. Participou do programa "Aprofundamento" em 2010, e desde o ano seguinte é professor da escola. Como artista, participa desde 2007 de exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como EUA, Alemanha, Portugal, Peru, Bolívia, Colômbia, Argentina e Chile. Seu trabalho é representado comercialmente por galerias em Nova York, Lima, São Paulo e Belo Horizonte. Suas obras estão em importantes coleções Institucionais e particulares, têm ao longo dos últimos anos sido selecionado por diversas residências artísticas internacionais. Fez também a curadoria de mostras individuais e coletivas em Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

Referências

CRUZ, José Maria Dias da. Cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed do autor, 2010; - CRUZ, José Maria Dias da. Da cor ao cinza: rompimentos, revelações e passagens. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2001;

DA VINCI, Leonardo. Tratado de pintura. Trad. Angel González García. 2. ed. Madrid: Ed. Akal, 1993; - DORAN, Michael (Ed). Sobre Cézanne: conversaciones y testimonios. Barcelona: Gustavo Gili, 1980;

DUCHAMP, Marcel. Le Processus Créatif. In:Duchamp du signe. Paris: Flammarion, 1994. p. 187-189;

FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006;

FROTA, Lélia Coelho. Guignard. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1997;

GASTMAN, Roger et al. Street World: urban culture and art from five continents. Barcelona: Océano, 2007;

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, n 1, 1984;

SILVA, Armando. Punto de Vista Ciudadano: focalización visual y puesta en encena del graffiti. Bogotá: Publicaciones del Instituto Caro y Cuervo. 1987;

SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon, a brutalidade dos fatos. São Paulo: Cosac Naify, 1995.

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar