Sobre o curso
O curso tem caráter prático e experimental propondo a produção de um zine artístico, com o objetivo de criar narrativas textuais e imagéticas sobre a cidade, visando uma observação gráfica de lugares do nosso cotidiano.
O curso tem caráter prático e experimental propondo a produção de um zine artístico, com o objetivo de criar narrativas textuais e imagéticas sobre a cidade, visando uma observação gráfica de lugares do nosso cotidiano.
O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica a partir de registros do cotidiano urbano. A ideia é observar a cidade buscando imagens e narrativas. Por meio de desenhos, experimentos gráficos, fotografias e textos propomos criar um zine artístico a partir dos registros coletados que podem ter interferências digitais e/ou analógicas. O termo ZINE tem origem no fanzine. Trata-se de uma publicação alternativa e independente,seguindo a cultura do "faça você mesmo". Tradicionalmente são produzidos a baixo custo de forma
caseira, com pequenas tiragens, com características irreverentes. Temáticos, historicamente têm sido usados por artistas, quadrinistas, poetas, escritores de ficção científica, músicos, cultura japonesa de animes, entre outros.
Papéis diversos, tintas, material de desenho em geral etc.
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.
Serão quatro encontros onde abordaremos as principais questões propostas. No primeiro, apresentaremos a dinâmica do curso e faremos um primeiro exercício de observação no entorno da escola. Nos seguintes, iremos acompanhar a produção dos trabalhos.
Aulas práticas de processos gráficos; exercícios semanais; acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula; referências técnicas e artísticas.
Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua na área de Imagem Gráfica e Digital.
Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano, ao urbano e à mobilidade, narrativas digitais e cartografias subjetivas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.
Instagram @gbholanda
Arquiteta, mestre em Design (PUC-Rio) e doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ), é pesquisadora e designer de interfaces gráficas e mídias digitais interativas. Atualmente, atua como professora da graduação em Design da PUC-Rio e como pesquisadora colaboradora no LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design Educação), ligado à pós-graduação (PPG Design). Desde 2007, investiga e registra cotidianamente a paisagem gráfica carioca, por meio de imagens, mapeamentos e compartilhamento em ambientes on-line, nos quais são criadas análises e discussões colaborativas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.
Instagram:@joytill@paisagemgraficadacidade; https://www.facebook.com/groups/paisagemgraficadacidade
Referências serão disponibilizadas durante o curso.