Evento
Arquivo, Montagem e Memória - Atividades gratuitas
Curso da professora Fabia Schnoor propõe roda de conversa sobre o filme Revolver, e mostra coletiva dos alunos.

Dentro do contexto da comemoração dos 50 anos da EAV, a artista e professora Fábia Schnoor propõe uma ação imersiva no acervo do Memória Lage. 12 artistas e pesquisadores de diversos campos do conhecimento foram selecionados para participar do projeto.

A partir da apresentação do acervo da Escola, conduzida por Rubia Luiza e Juliana Machado e da metodologia proposta por Fábia, os alunos desenvolvem sua pesquisa e trabalhos entre os encontros, os arquivos serão revisitados e atualizados sob a perspectiva do tempo presente, ressignificando memórias e imagens históricas a partir dos trabalhos desenvolvidos. O processo resultará no desenvolvimento de trabalhos em arte, livros de artista ou audiovisuais.

Também, como estopim para reflexão dentro do contexto comemorativo do projeto, no dia 01 de novembro às 17h teremos a exibição do filme Revolver* de Frederico Benevides, com co-direção de Tadeu Capistrano (filmado na EAV em 2016), seguida de uma roda de conversa, aberta ao público.

Como conclusão, no dia 29 de novembro às 18h será realizada uma mostra com os trabalhos desenvolvidos em uma instalação coletiva, aberta ao público. O material desenvolvido no programa será disponibilizado on-line no acervo do Memória Lage, como ação comemorativa dos 50 Anos da EAV-Parque Lage.

ATIVIDADES:

  • 01/11 - 17h: projeção do filme "Revolver" e roda de conversa com Frederico Benevides e Tadeu Capistrano.
  • 29/11 - 18h: mostra com os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, em uma instalação coletiva.


*Sobre o filme:
Em Revolver, lançado em 2020 e filmado no terraço da EAV, Georges Didi-Huberman lê trechos de seu texto Radical Radicular, escrito em 2013 na ocasião de uma viagem ao Brasil, momento marcante dentro do contexto político-social brasileiro. A partir da pergunta: “radicalizar é realmente ir à raiz?”, em vez de buscar uma origem fixa, revisita Terra em Transe como imagem que ressurge em novos contextos. Sua montagem de tempos e espaços evoca a ideia warburguiana, da qual também se vale Huberman, de sobrevivência e de atlas visual. Assim, não reconstrói Glauber linearmente, mas abre fissuras entre estética, política e memória. Radicalidade, então, aparece como gesto de reativação e deslocamento, não como retorno à raiz.

Frederico Benevides
Pesquisador, montador, diretor, finalizador e fotógrafo. Nascido no Ceará, é doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, onde desenvolveu a tese "Margens do meio: energia e montagem nas imagens do rio São Francisco", na linha de pesquisa em Linguagens Visuais, como bolsista do CNPq. Realizou doutorado sanduíche no Film Study Center da Harvard University e foi Visiting Scholar do Center for Comparative Media da Columbia University, como bolsista da CAPES, no ano de 2022. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2013), pela linha Políticas e Análise da Imagem e do Som, com dissertação "Máquina, Fome e Trajeto: Cinema de grupo brasileiro contemporâneo". Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, finalizada com a pesquisa "As Vilas Volantes: Pensamentos de Montagem em Cinema e Vídeo".

Tadeu Capistrano
É professor de teoria da Imagem e história do cinema do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Possui pós-doutorado em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) realizado sob supervisão de Georges Didi-Huberman, com apoio do Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES_Print). É doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio do CNPq e da Columbia University, onde foi pesquisador visitante. Realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, com o apoio da CAPES, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se bacharelou em Cinema e Audiovisual após obter licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar