Sobre o curso
O curso tem como objetivo criar narrativas e mapeamentos da paisagem gráfica da cidade, visando uma observação gráfica dos lugares por onde caminhamos habitualmente.
O curso tem como objetivo criar narrativas e mapeamentos da paisagem gráfica da cidade, visando uma observação gráfica dos lugares por onde caminhamos habitualmente.
Através de registros gráficos e fotográficos feitos em caminhadas, propomos criar um mapeamento por meio dos múltiplos olhares sobre a paisagem, seja carioca ou de outros lugares. O curso fornecerá referências teóricas e exemplos de trabalhos de artistas nesse segmento. Iremos ainda abordar recursos técnicos para a criação de um mapa on-line, aplicativo de GPS para geração de linhas de percurso, e recurso para a produção de narrativas textuais e imagéticas.
Papéis diversos, tintas, material de desenho em geral etc.
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento, Não exige conhecimentos prévios.
Serão quatro encontros on-line onde abordaremos as principais questões propostas. No primeiro, apresentaremos a dinâmica do curso. Nos seguintes, iremos acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, demonstrando e utilizando os aplicativos necessários. Os registros serão feitos a partir de exercícios propostos de caminhadas individuais durante as semanas.
Aula expositiva em videoconferência; exercícios semanais; compartilhamento de referências teóricas e técnicas e acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
Artista visual. Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Possui formação complementar e experiência nas áreas de gravura, fotografia e imagem digital. É professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1984, onde atua na área de Imagem Gráfica e Digital.
Tem interesse nas questões relacionadas ao cotidiano, ao urbano e à mobilidade, narrativas digitais e cartografias subjetivas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.
Instagram @gbholanda
Arquiteta, mestre em Design (PUC-Rio) e doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ), é pesquisadora e designer de interfaces gráficas e mídias digitais interativas. Atualmente, atua como professora da graduação em Design da PUC-Rio e como pesquisadora colaboradora no LIDE (Laboratório Interdisciplinar de Design Educação), ligado à pós-graduação (PPG Design). Desde 2007, investiga e registra cotidianamente a paisagem gráfica carioca, por meio de imagens, mapeamentos e compartilhamento em ambientes on-line, nos quais são criadas análises e discussões colaborativas. Integra o Grupo Cotidiano e Mobilidade, que tem como foco percursos e derivas pela cidade em forma de arte.
Instagram:@joytill@paisagemgraficadacidade; https://www.facebook.com/groups/paisagemgraficadacidade
CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. São Paulo: GG Brasil, 2013.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
CORNER, J. (ED.). Recovering landscape: essays in contemporary landscape architecture. New York: Princeton Architectural Press, 1999.
CULLEN, G. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 2008
HOLANDA, Giodana; SPITZ, Rejane. Do Sublime Tecnológico às Cartografias dos Fluxos. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, PUC-Rio - Maxwell Coleção Digital, 2008.
RIO, João do. A Alma Encantadora das Ruas. Companhia das Letras, 1997
TILL, Joy H. Worms. Paisagem Gráfica da Cidade: Um Olhar sobre o Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PROURB/FAU/UFRJ, 2014
VISCONTI, JACOPO C. Novas derivas. São Paulo, Martins Fontes, 2014.
Outras referências poderão ser disponibilizadas durante o curso.