Arte e Tecnologia

Poéticas Visuais: Cognição e Inteligência Artificial

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo introduzir os fundamentos da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações no campo artístico. Focando na interseção entre arte e tecnologia, abordaremos como conceitos de engenharia de comandos e tecnologias criativas podem ser exploradas por artistas para desenvolver pesquisas poéticas. Por meio de  aulas introdutórias e brainstormings, apresentaremos ferramentas básicas e gratuitas, além de exemplos práticos de como artistas contemporâneos lidam com os desafios trazidos pela IA. A ênfase será na prática, utilizando ferramentas para criação e manipulação de imagens, som e textos, incluindo a elaboração de comandos, roteiros e técnicas de tradução e legendagem.

Além da prática, o curso abordará a teoria crítica, discutindo o impacto da IA em performances, instalações e criações audiovisuais. Ferramentas como ChatGPT, CapCut, Heygen, LeonardoIA e Runway serão exploradas em suas possibilidades expressivas para multisuportes, incluindo projetos plásticos, tridimensionais, imagens estáticas, vídeos e performances, com foco nas experiências sensoriais e cognitivas do espectador.

 

O que você vai aprender:

O curso explora a convergência entre arte e inteligência artificial, iniciando com uma introdução geral sobre IA e seu uso nos processos artísticos. O foco será no impacto disruptivo da IA, especialmente após o lançamento do ChatGPT em 2022, destacando como essas ferramentas ampliam as possibilidades criativas, desde a concepção de projetos até sua execução, apresentação pública e divulgação em redes sociais, em consonância com o contexto algorítmico contemporâneo.

Serão exploradas diversas ferramentas de IA, demonstrando como cada uma pode contribuir para diferentes linguagens artísticas. Além disso, abordaremos os algoritmos de aprendizado de máquina, com ênfase em suas aplicações práticas e nas implicações estéticas para a criação artística. O curso também incluirá o processamento de textos, imagens e sons, incentivando o uso interdisciplinar dessas técnicas para expandir os horizontes expressivos dos participantes.

Por fim, o curso culminará com a análise de projetos artísticos contemporâneos que integram IA, discutindo os desafios e oportunidades, bem como as implicações éticas, estéticas e socioculturais dessa fusão entre arte e tecnologia.

program_tbl image 317

Arte e Tecnologia

Poéticas Visuais: Cognição e Inteligência Artificial

R$496,00 por mês

RECURSOS

O notebook é imprescindível para quem o possui, mas dispensável para quem não tem. Todas as ferramentas estão disponíveis em aplicativos de celular.

Noções básicas de Google (drive, apresentações e documentos), CTRC+CTRV e ChatGPT. Idade a partir da medida que se pode ter uma conta na Google.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

O curso combina aulas práticas, onde serão demonstradas ferramentas e processos para o desenvolvimento de projetos artísticos com IA, desde o esboço inicial até as etapas finais de criação. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam IA, explorando tanto suas potencialidades quanto suas limitações. Incentivamos a participação ativa dos alunos por meio de discussões e desenvolvimento de projetos próprios. O curso culminará com a elaboração de um esboço ou projeto artístico utilizando IA.

  • Ministrado por:

    Chico Fernandes

    Chico Fernandes é artista visual, pesquisador e professor de Artes. Doutor em Artes pelo PPGArtes-UERJ (2021). É mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV-UFRJ (2016) e licenciado em Educação Artística pelo UniBennett (2013). Estudou na EAV entre, 2002 e 2012. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Museus e Centros Culturais: Museu de Arte do Rio (MAR), Itaú Cultural, Funarte, Paço Imperial, Museu de Belas Artes, Universidade de Coimbra, Tempe Center for the Arts (EUA), The Americas Society (Nova York), Oi Futuro Flamengo e Belo Horizonte. Participou de residências artísticas no país e no exterior. Foi indicado ao prêmio PIPA em 2012 e 2013.

Referências

BETANCOURT, Michael. Generative Art: A Brief History. New York: Thames & Hudson, 2017.
BOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. PublicAffairs, 2019. New York, NY.
GREEN, R. Internet Art. Londres: Thames & Hudson, 2005.
GROVE, Robin. et alii (Eds.) Thinking in four dimensions - creativity and cognition in contemporary dance. Melbourne: Melbourne University Press, 2005.
JORDAN, Michael I.; HENNIGAN, Thomas A. Artificial Intelligence and Art. Cambridge, MA: The MIT Press, 2015.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano - da cultura das mídias à cybercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
______. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2001.
SCHA, Remko. Readymades, artificial art, nemédia (Institute of Artificial Art Amsterdam) In: BALKEMA, Annette W. and SLAGER, Henk (eds.). Exploding Aesthetics. L&B Series of Philosophy of Art and Art Theory, Vol. 16. Amsterdam & Atlanta: Rodopi, 2001.
VAIDHYANATHAN, Siva. Antissocial Media: How Facebook Disconnects Us and Undermines Democracy. Oxford: Oxford University Press, 2018.
MILLER, Arthur I. Inteligência Artificial e Criatividade Artística. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
PARENTE, André. Imagem-máquina. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.
PARENTE, André; FURTADO, Beatriz; BRASIL, André (Orgs.). Imagens e exercício da liberdade: cinema, fotografia e artes. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
WILSON, Stephen. Information Art: Intersections of art, science and technology. Massachusetts: MIT Press, 2002.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar