História da Arte

HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES

Sobre o curso

O curso propõe estimular a percepção do aluno sobre as relações existentes entre as transformações da produção artística ao longo da história e as mudanças nos espaços e montagens das exposições de arte. A partir de paradigmas históricos que evidenciam essa reciprocidade, busca-se enriquecer a cultura visual e ampliar o vocabulário poético dos participantes. 

O que você vai aprender:

O  diálogo entre as transformações da produção artísticas e as mudanças na experiência perceptiva e estética da arte, no curso de sua historiografia, é indicador ao entendimento dos fundamentos da linguagem visual. Alterações significativas nos processos de transmissão e recepção artística são consequentes do progresso industrial. Junto às técnicas de reprodução, passou-se da representação à percepção. E em resposta à indústria de produção de massa, a percepção deu lugar à participação.

A partir da modernidade, as experimentações estéticas voltaram seu interesse às artes ditas espaciais, reconfigurando a noção de presença. Proposições como instalações ou ambientações, termos como obras in situ ou site specific são legados deste processo. Um panorama da arte do século 20 indica um importante e determinante papel da arquitetura na visualidade contemporânea e questões pertinentes a discursos estéticos atuais. 

O estudo de tais fatos, acompanhado de noções teóricas relativas a conceitos formais e perceptivos análogos às montagens expositivas no curso da história, convergem em meio capaz de despertar o pensamento crítico e poético do participante sobre os fundamentos das artes visuais.

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História da Arte

HISTÓRIA DA ARTE COMO HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES

R$600,00 (parcela única)

RECURSOS

É necessário dispor de computador, notebook ou celular com acesso estável à internet, de modo a garantir a qualidade da transmissão e a visualização adequada dos materiais apresentados.

Este curso é indicado para:

Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Aulas expositivas com projeção de imagens, analisando as transformações da produção artística dialogicamente a sua veiculação expositiva, a partir da cultura moderna aos dias atuais.

Leituras comentadas de textos escolhidos, complementares a compreensão das mudanças na transmissão e recepção da produção visual desde a modernidade.

Exercícios poéticos de análise crítica e de representação visual que explorem aspectos formais, materiais, conceituais e espaciais, no âmbito da apreensão e criação artística.

Módulo I – Modernismo
Entre arte e arquitetura
Do plano ao espaço
Arte como projeto × arte como ideia

Módulo II – Pós-Segunda Guerra
Ação, gesto e dimensão pública
Cultura de massa, serialidade e repetição
Tempo, espaço e presença

Módulo III – Experimentalismo
Entre forma e imagem
Poéticas do espaço e do corpo
Processo, conceitualismo e ruptura de limites

Módulo IV – Contemporaneidade
 Alegoria, apropriação e montagem
 Arte como experiência espacial e relacional
Exposições como forma de arte

  • Ministrado por:

    Sonia Salcedo del Castillo

    Pós-Doutora como bolsista do CNPq (PPGAC/ECO/UFRJ), Doutora em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ) e Graduada em Cenografia (UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (USU). Tem experiência em Arte e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea.

    Atua como pesquisadora e docente, nos segmentos: transmissão e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, história e crítica da arte, arquitetura museal e de exposições. Integrou o corpo curatorial do Centro de Artes Visuais da Funarte. É docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro, artista curadora independente e autora dos livros Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições (2008); Arte de Expor – curadoria como expoesis; (2015); Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017).

Referências

Básica:

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Moderna – do iluminismo aos movimentos contemporaneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia, técnica, arte e política/ Walter Benjamin; traduçãio Sérgio Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp 165-196.

CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Telemar, 2006. 

CASTILLO. Sonia Salcedo del. Cenario da arquitetura da arte-montagens e espaços de exposição. São Paulo: Martins, Maritns Fontes, 2008.

FRIED, Michael. “Arte e Objetidade” in Arte & Ensaios nº 9. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ, 2002. 

JACQUES, Paola Bereinstein. Estetica da ginga. Rio de Janeiro: Cas da Palavra, 2003.

KRAUSS, Rosalind . Escultura no Campo Ampliado. In: Arte & Ensaio. Revista do Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais. EBA/UFRJ. Ano XV. N.17, 2008, P.135.


Complementar:

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual – Uma psicologia da vião criadora. São Paulo:Livraria Pioneira  Editora, 1989.

BACHELARD, Gaston. A poética do Devaneio. São Paulo: Maritns Fontes, 2009.

BATCHELOR, David. Minimalismo – movimentos da arte moderna. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: Martisn Fontes. 2009.

BUCHLOH,  Benjamin.  Procedimentos  alegóricos:  apropriação  e montagem na arte contemporânea. In: Arte  &  Ensaios.  Revista  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Artes  Visuais.  Rio  de  Janeiro: EBA/UFRJ,  2000

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

DIDI-HUBERMAN, Geoges. O que nos olha o que nos ve. São paualo: Editora 34, 1998.

FRANCASTEL, Pierre. A imagem, a visão e a imaginação. Lisboa: Edições 70, 1998.

KANDISNKY, W. ponto e linha sobre plano: contribuição à análise dos elementos da pintura; São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998

KWON, Miwon. One Place After Another. Site-specific art and locational identity. London / England: The MIT Press, 2002.

PANOFSKY. Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 1999.

______. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva.

PEIRCE, Charles Sanders (1977), Semiótica, São Paulo: Perspectiva.

WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. Sao Paulo: Martins Fontes, 1984, pp1-20.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

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