O desenho será o fio condutor para abordarmos questões referentes ao processo criativo. Vamos trazer também muitas referências da arte contemporânea e da história da arte, além de discussão e análise dos trabalhos produzidos no curso.
Os alunos podem trazer os materiais que mais se identificam, mas ao longo do curso os alunos serão estimulados a buscar outros materiais e experimentar diferentes procedimentos.
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.
As aulas são práticas e as propostas de exercício vão variar de aluno para aluno. As propostas coletivas vão surgindo ao longo do curso de acordo com demandas mais amplas. O curso assume um formato não linear e que depende da interação e diálogo entre professor e alunos.
Niterói, Brasil, 1981. Vive e trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro. O artista mistura referências literárias e da história da arte em pinturas e desenhos que remetem a um mundo tropical imaginário.
Com um forte caráter de narrativas visuais, suas obras exploram a ideia do exótico frequentemente associada aos trópicos.
Entre suas principais exposições destacam-se: "Enredado" - Pedro Varela e Carolina Ponte, Viborg Kunsthal, Dinamarca; “Trail with no end in sight”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico, 2019; “Tender Constructions” (com Carolina Ponte) na Cité Des Arts Paris, 2017; “Pedro Varela”, Zipper Galeria, São Paulo, 2016; “O grande tufo de ervas (Com Mauro Piva)”, Galeria do Lago – Museu da república, Rio de Janeiro, 2015; “Crônicas tropicais”, MDM Gallery, Paris, 2015; “Tropical”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico DF, 2014; “Dusk to dawn… Threads of infinity (com Carolina Ponte)”, Anima Gallery, Doha, Catar, 2014; “Pedro Varela”, Centre Culturel Jean-Cocteau, Les Lilas, 2014; “Pedro Varela”, Xippas, Montevideu, 2013; “Le Brésil Paysages”, Le Bon Marché Rive Gauche, Paris, 2013; “Tropical”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2012; “Paisagem Flutuante”, Centro cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; “Gigante por su propia naturaleza”, IVAN, Valencia, 201
Toda referência é bem-vinda, mas segue abaixo uma lista de livros para artistas que queiram pesquisar sobre a produção atual em desenho
BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2008.
BUSCH, Dennis e KLANTEN, Robert. The Age of Collage, Gestalten, 2016.
DXTER, Emma. Vitamin D: New Perspectives in Drawing, Phaidon Press, 2005
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.
HOPTMAN, Laura. Drawing Now: Eight Propositions, Museum of Modern Art, 2002
EDITORS, Phaidon. Vitamin D3: today's best in contemporary drawing. Londres: Phaidon Press, 2021
RATTEMEYER, Christian. Vitamin D2: New Perspectives in Drawing, Phaidon Press, 2013