Desenho

PERDENDO A LINHA

Sobre o curso

Perdendo a Linha é um curso prático voltado para estudantes que tenham foco no desenho em suas produções e que queiram se aprofundar nesse meio. Vamos trabalhar com o desenho em toda sua multiplicidade, abarcando desde procedimentos mais clássicos a experimentações em campo ampliado e contaminações com outros meios

Durante o curso vamos focar em propostas de exercício individuais, alternando com propostas coletivas, que tem como foco o estímulo de processos criativos, a quebra de padrões enraizados e a experimentação para ajudar o aluno na construção de sua pesquisa poética. Também vamos abordar o trabalho de artistas contemporâneos e históricos que dialoguem com o desenho de diferentes formas, que vão ser mostrados como referências durante as aulas.

Ao longo do curso será feito também um acompanhamento de produção, no qual os alunos interessados podem trazer trabalhos para análise coletiva.

O que você vai aprender:

O desenho será o fio condutor para abordarmos questões referentes ao processo criativo. Vamos trazer também muitas referências da arte contemporânea e da história da arte, além de discussão e análise dos trabalhos produzidos no curso.
program_tbl image 65

Desenho

PERDENDO A LINHA

R$480,00 por mês

RECURSOS

Os alunos podem trazer os materiais que mais se identificam, mas ao longo do curso os alunos serão estimulados a buscar outros materiais e experimentar diferentes procedimentos.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

As aulas são práticas e as propostas de exercício vão variar de aluno para aluno. As propostas coletivas vão surgindo ao longo do curso de acordo com demandas mais amplas. O curso assume um formato não linear e que depende da interação e diálogo entre professor e alunos.
  • Ministrado por:

    Pedro Varela

    Niterói, Brasil, 1981. Vive e trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro. O artista mistura referências literárias e da história da arte em pinturas e desenhos que remetem a um mundo tropical imaginário.

    Com um forte caráter de narrativas visuais, suas obras exploram a ideia do exótico frequentemente associada aos trópicos.

    Entre suas principais exposições destacam-se: "Enredado" - Pedro Varela e Carolina Ponte, Viborg Kunsthal, Dinamarca; “Trail with no end in sight”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico, 2019; “Tender Constructions” (com Carolina Ponte) na Cité Des Arts Paris, 2017; “Pedro Varela”, Zipper Galeria, São Paulo, 2016; “O grande tufo de ervas (Com Mauro Piva)”, Galeria do Lago – Museu da república, Rio de Janeiro, 2015; “Crônicas tropicais”, MDM Gallery, Paris, 2015; “Tropical”, Galeria Enrique Guerrero, Mexico DF, 2014; “Dusk to dawn… Threads of infinity (com Carolina Ponte)”, Anima Gallery, Doha, Catar, 2014; “Pedro Varela”, Centre Culturel Jean-Cocteau, Les Lilas, 2014; “Pedro Varela”, Xippas, Montevideu, 2013; “Le Brésil Paysages”, Le Bon Marché Rive Gauche, Paris, 2013; “Tropical”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2012; “Paisagem Flutuante”, Centro cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo; “Gigante por su propia naturaleza”, IVAN, Valencia, 201

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos.Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.

Referências

Toda referência é bem-vinda, mas segue abaixo uma lista de livros para artistas que queiram pesquisar sobre a produção atual em desenho

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2008.

BUSCH, Dennis e KLANTEN, Robert. The Age of Collage, Gestalten, 2016.

DXTER, Emma. Vitamin D: New Perspectives in Drawing, Phaidon Press, 2005

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.

HOPTMAN, Laura. Drawing Now: Eight Propositions, Museum of Modern Art, 2002

EDITORS, Phaidon. Vitamin D3: today's best in contemporary drawing. Londres: Phaidon Press, 2021

RATTEMEYER, Christian. Vitamin D2: New Perspectives in Drawing, Phaidon Press, 2013

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar