Desenho

DESENHO E ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

Sobre o curso

O objetivo do curso é desenvolver habilidades e construir conhecimento de aspectos técnicos para a criação de trabalhos artísticos em desenho livre e ilustrações direcionadas. Estimular a análise de estruturas imagéticas capacitando o aluno a conceber uma visão crítica sobre a produção artística e práticas estilísticas em sua própria obra. É orientado para artistas iniciantes, autores com experiência em desenho e interessados em aprender de forma criativa novos conceitos e soluções visuais.

Garanta já a sua vaga!

R$480,00 REAIS por mês

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Alunos beneficiários da política de descontos só podem realizar pagamentos via boleto bancário.

O que você vai aprender:

Apresentação das etapas iniciais da criação, desde o esboço até a configuração de um trabalho finalizado; compreensão e correto uso de materiais para desenho; proporção e simetria; luz e sombra; utilização de texturas; constituição de personagens, ambientes e objetos; concepções concretas e abstratas; composição; variações cromáticas e escolha de paleta própria; desenvolvimento de estilo pessoal.

program_tbl image 92

Desenho

DESENHO E ILUSTRAÇÃO CRIATIVA

R$480,00 REAIS por mês

RECURSOS

Papel ofício A4; papel para desenho A4 em alta gramatura; papéis coloridos diversos; lápis grafite 2B e 6B; apontador; borracha branca; caneta fineliner preta 0,4 e 1,0; marcadores à base de álcool; papel manteiga ou vegetal; lápis de cor com 36 cores; estojo de aquarela com 12 cores; pincéis macios para aquarela; fita crepe; corretor líquido branco em caneta; cola; tesoura.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento., Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

Orientação inicial e durante a produção dos alunos. Demonstração e prática de técnicas de desenho aplicáveis nos trabalhos desenvolvidos no curso, pesquisas no campo das artes e da ilustração. Produção individual com ou sem referência para a expansão da criatividade e originalidade de cada estudante. Ampliação continuada do repertório técnico coletivo através do fomento à troca de experiências plásticas durante a convivência dos cursistas em sala de aula.

  • Ministrado por:

    Luciane Chio

    Gravadora e Desenhista, graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Leciona Gravura em Metal na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Orientou a Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Trabalhou com Educação Artística no ensino público e privado. Entre suas premiações: 2ª Mostra Taubateana de Gravura, Taubaté, Brasil; Menção Honrosa na 3ª Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo, Araraquara, Brasil; Menção Honrosa na IV Bienal Internacional del Grabado “CONTRATALLA-08”, Tarragona, Espanha.

Referências

EDWARDS, Betty. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro: Um curso para estimular a criatividade e a confiança artística. nVersos Editora, São Paulo, 1ª edição, 2021.

FRITZEN, Celdon; Moreira, Janine (orgs.). Eduação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Papirus Editora, Campinas, 2008.

HALLAWELL, Philip C. A mão livre: a linguagem visual. SENAC São Paulo, São Paulo, 1ª edição, 2017. 

JANSON, H. W.; JANSON, Anthony. Iniciação à História da Arte. Martins Fontes, São Paulo, 2ª edição, 1996.

MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, São Paulo, 2ª Edição, 1999.

PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. Senac Nacional, São Paulo, 2003.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes, Petrópolis, 30ª edição, 2014.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Editora Unicamp, Campinas, 1ª edição, 2ª reimpressão, 2018.

READ, Herbert. A educação pela arte. Martins Fontes, São Paulo, 2001.

SZUNYOGHY, András; FEHÉR, György. Curso de Desenho Anatômico – Animal. h. f. ullmann – Equipo de Edición, S. L., Barcelona, 2010.

SZUNYOGHY, András; FEHÉR, György. Curso de Desenho Anatômico – Ser Humano. h. f. ullmann – Equipo de Edición, S. L., Barcelona, 2010.

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar