Desenho

RISCO!: INVESTIGAÇÃO E REVISÃO DA PRÁTICA CRIATIVA COM MODELO VIVO

Sobre o curso

Este workshop deriva do processo realizado nos cerca de 12 anos de atuação do grupo  Risco!, coletivo independente, aberto e fluido que se dedica a promover encontros para a  prática conjunta e revisão do tradicional estudo de modelo vivo, fomentando a  experimentação do registro gráfico e a expressão artística do corpo como processo de  aprendizado e fonte de pesquisa artística multidisciplinar. Através de exercícios com  modelagem viva (tanto com expressão gráfica quanto com expressão corporal), pretende-se instrumentalizar os participantes para o trabalho criativo desde o processo de  preparação de uma performance de modelo vivo até a observação para composição  finalizada de registros criativos a partir de poses rápidas. Pretende-se também fazer  compreender a prática de modelo vivo em sua autonomia estética, e assim incentivar desdobramentos dessa prática por meios da investigação, do exercício experimental e da ampliação da tradução do corpo, entendido assim não só como objeto de observação, mas  também como provocador de diálogo artístico.

O que você vai aprender:

Panorama contemporâneo da prática artística com modelo vivo: A performance do  modelo vivo; Compreender a experiência da sessão de modelo vivo contemporânea em sua autonomia  estética e promover experimentos como registros criativos dessa vivência; Incentivar as práticas de alteridade ao observar o outro e a si dentro de suas  potencialidades estéticas; Registro criativo do corpo: Multiplicidade de linguagens artísticas, artes integradas e  intercâmbios entre linguagens; Conhecer um breve histórico sobre a prática artística com modelo vivo, considerando os  sentidos e percepções do corpo; Estimular a percepção do corpo em sua pluralidade narrativa, promovendo uma zona de  intercâmbio entre linguagens artísticas diversas. 

program_tbl image 405

Desenho

RISCO!: INVESTIGAÇÃO E REVISÃO DA PRÁTICA CRIATIVA COM MODELO VIVO

R$496,00 (valor único)

RECURSOS

Os participantes podem trazer os materiais para exercícios com desenho que mais se  identificam. Sugerimos papel sulfite A4, lápis grafite (tipo B) e caneta nanquim. É indicado que os participantes levem um caderno para anotações e materiais específicos para o desenvolvimento de pesquisas individuais.

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou  pesquisar o tema. Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos. Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento. Não exige conhecimentos prévios.

Dinâmica:

As aulas serão expositivas, teóricas e práticas. A metodologia base para o workshop será  o trabalho de percepção e registro da figura humana através da prática criativa com  modelagem viva. Se partirá da prática metodológica básica realizada nos encontros do  Risco!, ou seja, o trabalho de preparação (conceitual, operacional e corporal) de uma  sessão pensando-se a condução a partir da performance de quem modela, e exercícios de  registro do corpo imóvel em diferentes poses e durações rápidas. A esse momento prático,  antecede um teórico acerca de conteúdos da história e teoria estética relacionadas à prática  de modelo vivo, bem como orientações e demonstrações técnicas para realização dos  exercícios propostos. Haverá ainda, um momento final para apreciação e discussão acerca  das produções realizadas a cada encontro.

  • Ministrado por:

    Bruna Rafaella Ferrer

    Doutora em Design (UFPE, 2019), desenvolve a pesquisa de pós-doutorado "Situações artísticas e pedagógicas na prática criativa com modelo vivo" na Diretoria de Pesquisas Sociais  (DIPES - Fundação Joaquim Nabuco, 2025), além de coordenar e fazer a direção artística,  desde 2013, do coletivo de performance e desenho de modelo vivo "Risco!". Vem participando de projetos culturais atuando, sobretudo, nas áreas das Artes Visuais e do  Audiovisual. Na área de formação em artes, depois de lecionar nos cursos de Bacharelado  em Artes Visuais e em Fotografia da Faculdade Aeso Barros Melo (2012-2015) e de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco (2015-2017;  2019-2021), trabalhou como coordenadora pedagógica da Caixa Cultural Recife (2021- 2022) e fez a coordenação pedagógica das três edições da Oficina Atuação  Cinematográfica (2021-2024).

    Como artista, enfatisa na pesquisa artística às seguintes frentes de trabalho: uma relativa a questões estéticas e políticas do espaço urbano, outra ao estudo teórico e prático da linguagem do desenho enquanto designo e da construção de situações artísticas e pedagógicas como utopias situadas. Já participou dos coletivos de artes visuais Coletivo Comestível (São Paulo) e Branco do Olho - B.O. (Recife).

    Na experiência cultural recente destaca-se com o "Risco!" os projetos: formação Atelier Risco! (2018); o Festival Risco! Atelier Aberto (2020) e o filme de animação Modelo Vídeo. Na área de pesquisa: em fotografia, Wilson Carneiro da Cunha: Dos instantâneos de rua ao registro caseiro (2022-2023) e no cinema, para roteiro de longa metragem, Parabéns Hoje, Felicidade Sempre (2024), como co-roteirista do longa de animação (baseado na publicação artística de sua autoria Guia Comum do Centro do Recife) Medo Comum (2018-2025) e (como co-roteirista e diretora do  documentário) Museus Domiciliares. Na produção artística/pesquisa em artes  visuais: Educação como __. (2023-2025). E na curadoria/educativo de exposições: Casa Viva, individual de Juliana Lapa, e Serpentário (2025), mostra dos artistas Bruno Vilela,  Giovana Simões e Juliana Lapa na galeria Marco Zero, em Recife.

Referências

ANDRADE, Luana; MORAIS, Bruna. Educação como _____. Recife: Inteligência  Sensível, 2024. Disponível em: https://www.dropbox.com/scl/fi/cy9gdg7ub02jpsd2xmkcq/Educa-o_como_web PT.pdf?rlkey =57ihjw4srryv8pb283cjx4y7a&dl=0 

COURBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (orgs.). História  do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2008, 3 volumes. Tradução e revisão: Ephraim Ferreira  Alves.

DERDYCK, Edith (Org). DISEGNO. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac, 2007.

DIAS, Elaine. Um breve percurso pela história do Modelo Vivo no Século XIX - Princípios do método, a importância de Viollet Le Duc e o uso da fotografia. 19&20,  Rio de Janeiro, v. II, n. 4, out 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/ensino_artistico/ed_mv.htm

FREY, Angelica. The imprefect but invaluable expirience of virtual figure drawing  classes Artigo para o portal ARTSY. Publicado em: https://www.artsy.net/article/artsy editorial-imperfect-invaluable-experience-virtual-figure-dr awing-classes

GORDON, Louise. Desenho anatómico. 5.ed. Lisboa: Presença, 2004.

MORAES, Guilherme. Não é saudosismo, é Modelo-Video. Reportagem especial na Revista SeLecT. Laboratório de escrita. Projetos especiais, destaque. Publicado em 25/06/21. Disponível em: https://select.art.br/nao-e-saudosismo-e-modelo-video//

MORAIS, Bruna Rafaella. (2023). Risco!: a construção de situações pedagógicas na  modelagem viva contemporânea. Cartema, 12 (12). Disponivel em: https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258826

MORAIS, Bruna Rafaella; SOARES, Lilian. Risco! Situações construídas na prática de modelo vivo. CVDVive: encontros na quarentena convida Bruna Rafaella Ferrer. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7nOODVIXrSU&t=1s

MORAIS, Bruna Rafaella. Utopias Situadas: A construção de situações na arte contemporânea do Recife. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Design, 2019.

MOTTA, Flávio. Desenho e emancipação in: Correio Braziliense. Brasília, 1967.

MULLER, Marcela. Entre-Gestos: desenhando percursos em modelo vivo. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais, Campus de  Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná, 2020.

SASSI, Bruna. Uma geografia nua: carne e quiasmas nos espaços performáticos de uma modelo vivo. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - UEPR, Programa de  Pós-graduação em Geografia, Ponta Grossa, 2020.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva,  2001.

SOUSA, Laura Alves de.
O Atelier Coletivo em espaços e trajetórias. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2014.

VASCONCELOS, Flávia. Todos podemos desenhar (e não apenas colorir) ou  proposições para um “saber desenhar” emancipador. São Carlos: Pedro & João Editores,  2015.

ZACCARA, Madalena. Uma artista mulher em Pernambuco no início do século XX:  "Fédora do Rego Monteiro Fernandez". 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 1, jan./mar.  2011. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/frm_mz.htm


Site: https://www.risco.art.br 
Instagram: https://www.instagram.com/riscoexperimental
Apresentação foto-documental: https://vimeo.com/434051801
Filme Modelo Vídeo, produzido pelo Risco!: https://vimeo.com/541842371
Filme "Atelier Remoto" sobre o Risco! Online: https://vimeo.com/534245444 

CURSOS RELACIONADOS


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar