Orientação Multisuporte

DESDOBRAMENTOS

Sobre o curso

Por meio de aulas teóricas e práticas, familiarizar o participante com propostas que envolvam o espaço como material da obra e com a sua possível articulação com a ideia de ação. Levá-lo a refletir sobre o que ocorre quando um processo determina a passagem do bidimensional ao tridimensional. Ativar o seu senso crítico. Não indicar linhas de pensamento e sim instigá-lo a um estado de conhecimento.

Percorrer a trajetória anterior de cada participante, para ter uma ideia do caminho por ele percorrido, o que será feito pela visualidade, on line, dos próprios trabalhos e de sua documentação, que o participante deverá apresentar, progressivamente, a cada encontro. Isso permitirá perceber certas características particulares que possibilitam o encaminhamento de cada processo, sem descaracterizá-lo.

O acompanhamento prático e teórico leva a um campo de experiência que permite o desenvolvimento do trabalho individual e, ao mesmo tempo criar uma dinâmica de grupo.

 

O que você vai aprender:

Alguns caminhos alternativos para pensar as linguagens em arte.

Como criar novas relações entre mim e o mundo?

Porque sinto necessidade de mudar de linguagem?

Porque a vergonha em utilizar a performance?

Qual o fio condutor do meu processo?

O que é um livro de Artista, o que é arte interativa e body art?

O que é vídeo arte e quando utilizá-la?

Parei durante algum tempo. Como dar continuidade ao meu trabalho?

Estarei me repetindo?

Serão discutidos desdobramentos plásticos das ideias e conceitos apresentados

program_tbl image 214

Orientação Multisuporte

DESDOBRAMENTOS

R$480,00 por mês

Este curso é indicado para:

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema., Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos., Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

Dinâmica:

O MATERIAL - Os diversos materiais: do cotidiano, industriais, naturais e os que já contenham uma carga de uso. - Os materiais perecíveis, a duração da obra. - O uso da cor, do resíduo, da luz, da sombra, do reflexo, dos sentidos, da palavra, do movimento. O ESPAÇO - Espaço arquitetônico - Espaço público - Espaço natural - Integração com o espaço - Espaço como material da obra - O real, o virtual, o imaginário. - O micro e o macro - O tempo da obra A AÇÃO - Eleger um material, procurar entendê-lo, determinar suas possibilidades, atuar sobre ele, examinar os resultados. - Trabalhar o material escolhido usando diversos ferramentas e suportes, inclusive o próprio corpo - Colar, fragmentar, construir, desconstruir, reduzir, montar. - Instalações, Apropriações, Intervenções, Land Art, Performance, Arte Processual.

Para a primeira aula trazer imagens e/ou trabalhos anteriores, para avaliação do estágio em que o aluno se encontra no desenvolvimento do seu processo.

Aula Expositiva
em Videoconferência

Nossas aulas online/ao vivo são conduzidas por videoconferências interativas, promovendo um aprendizado dinâmico e envolvente, permitindo interação com nosso corpo docente e colegas.

recursos
Necessários

Para nossos cursos, é essencial possuir uma conexão de internet estável e um computador ou celular com câmera para participar das aulas e discussões. Certifique-se de atender a esses requisitos para aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.
  • Ministrado por:

    Lia do Rio

    Formada pela Escola Nacional de Belas Artes, UFRJ; Pós-Graduações em Arte e Filosofia, e Filosofia Antiga, PUC-RIO. Exposições individuais, coletivas, palestras, debates e mesas-redondas no Brasil e exterior (NY, Japão, Alemanha, Guatemala, Áustria, Portugal e China). Prêmios e obras em acervos. Curadora e professora de arte, coordena exposições, workshops e palestras. Participou da exposição “O Século das Mulheres: algumas delas” (2000) e foi membro do júri do I Salão de Petrópolis. Seu trabalho aparece na revista Art in América, maio de 2002; no livro “Cronologia das Artes Plásticas no Rio de Janeiro de 1816 a 1994”, (Frederico Morais); e no livro The Environmental Imaginary in Brasilien Poetry and Art, de Malcolm K. McNee. (Smith College Prof, Northampton, MA, USA) Seu livro Sobre a Natureza do Tempo foi lançado no RJ, pela Editora Fase10, em 2015.

Referências

Thames and Hudson - Installation Art - Livraria Argumento - 1996

Krauss, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna - 1998

Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço

Arte na Passagem do Milênio – Editora Taschen - 1999

Oiticica, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto e catálogo do CAHO - 1996

Freire, Cristina. Poéticas do Processo, Editora Iluminuras

Duchamp, Marcel. O Engenheiro do Tempo Perdido - Coleção Debates

Adams, Brooks; Jardine, Lisa; Rosenthal, Norman; Shone, Richard, Sensation – 1998

Catálogo, Arte Integrada a Arquitetura, Arte, Paisagem, Arquitetura – Stuttgardt - 1987

TRANSFERIR CONHECIMENTO. NOSSA MISSÃO.

CURSOS RELACIONADOS

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar