Por meio de aulas teóricas e práticas, familiarizar o participante com propostas que envolvam o espaço como material da obra e com a sua possível articulação com a ideia de ação. Levá-lo a refletir sobre o que ocorre quando um processo determina a passagem do bidimensional ao tridimensional. Ativar o seu senso crítico. Fazê-lo repensar as suas certezas. Não indicar linhas de pensamento e sim instigá-los a um estado de conhecimento. Acompanhá-lo se tirá-lo de seu processo natural.
Desenvolvimento:
O MATERIAL
- Os diversos materiais: do cotidiano, industriais, naturais e os que já contenham uma carga de uso.
- Os materiais perecíveis, a duração da obra.
- O uso da cor, do resíduo, da luz, da sombra, do reflexo, dos sentidos, da palavra, do movimento.
O ESPAÇO
- Espaço arquitetônico - Espaço público - Espaço natural
- Integração com o espaço
- Espaço como material da obra
- O real, o virtual, o imaginário, o inconsciente.
- O micro e o macro
A AÇÃO
- Eleger um material, procurar entendê-lo, determinar suas possibilidades, atuar sobre ele, examinar os resultados.
- Trabalhar o material escolhido usando diversos ferramentas e suportes, inclusive o próprio corpo
- Colar, fragmentar, construir,desconstruir, reduzir, montar.